domingo, 24 de junho de 2012

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

Neste inicio de semana, os partidos que tem representação partidaria nos mais de 5.500 municipios brasileiros, e que ainda não fizeram as convençoes municipais, devem ficar atentos ao calendario eleitoral. Os partidos da oposição, em Passa Quatro-MG.,  se reunem nesta segunda feira, dia 25, para a realização das Convenções Municipais e para homologar a Coligação dos seis partidos - DEM, PPS, PR, PSD, PSDB e PT. O PDT até o momento não se decidiu e como está findando o prazo pelo calendario eleitoral, fica a seguinte pergunta: qual é?.  Depois de muitas reuniões, pesquisas e consultas foi definido os pré-candididatos ALVARO MASCARENHAS - engenheiro agronomo,  e EDUARDO BENTO, o Du-Moto - vereador e empresario. Os nomes dos vereadores também saem destas convenções.
Os partidos da situação: PMDB, PTB e PV, parece que definiram os nomes de Antonio Claret - atual Vice-Prefeito, e Eugenia Chiani - médica, como pré-candidatos a Prefeito e Vice, respectivamente. O prazo final para a realização das convenções municipais vai até 30 de junho.
ACOMPANHEM NO BLOG AS NOTICIAS SOBRE A ELEIÇÃO MUNICIPAL.

sábado, 23 de junho de 2012

A Rede de Vizinhos Protegidos se reune para avaliação

A primeira reunião dos representantes de laços da RVP de 2012 em Passa Quatro, foi realizada dia 19/06, terça-feira, às 19h30m, na Associação Comercial, por iniciativa do Ten. PM Ronaldo Rodrigues .
Neste encontro, foi feita uma avaliação desde a implantação do projeto RVP, analisando os  fatos mais recentes que envolveram a população de  um modo geral, porém, com enfase às áreas da Rede de Vizinhos Protegidos. 
O Ten.PM Ronaldo Rodrigues chamou a atenção dos presentes no sentido de despertar para os perigos que tem passado despercebido pelos moradores, pedindo sugestões para melhorias do programa. Os representantes de grupos tiveram a oportunidade de se manifestarem, comentando  sobre os erros e acertos da rêde. 
Ficou definido que as reuniões sejam mais constantes, acompanhadas de palestras, dessa forma mantendo aceso o objetivo do grupo de vizinhos, - a segurança pessoal e patrimonial do cidadão. 
O próximo encontro foi agendado para dia 17/07, terça-feira, às 19h30m, no mesmo local.
A percepção de que algo não ia bem, conforme falado na reunião, veio se confirmar na tarde dessa quinta-feira, dia 19, quando uma residencia localizada no centro foi assaltada, e a vitima, uma senhora idosa, foi barbaramente espancada e encontrada desacordada dentro de casa. A vítima foi para o hospital em estado muito grave. O fato deixou a população  apreensiva e chocada pela perversidade do criminoso. 
A senhora Doralice da Mota Lopes, a vítima do atentado, 73 anos, morreu dia 25, causando grande comoção popular. Dona Dora, era religiosa e muito generosa, tornando-se referencia como uma pessoa que ajudava os necessitados. Viúva, morava só. O assassino se encontra preso na Cadeia Pública de São Lourenço. O bairro Copacabana, onde morava Da. Dora, ainda não faz parte da Rede de Vizinhos Protegidos.


Rio+20...+30...


Nesta sexta-feira, terminou  a Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, com um acordo que adia a implementação de muitas propostas voltadas para a proteção de recursos naturais ameaçados pela mudança climática e a globalização, o que deixou muitos participantes se perguntando: Qual o proximo passo? Foram estabelecidas metas, mas a passos de tartaruga. O documento final da cupula deixaram satisfeitos e outros irritados pela falsa demonstração de ambição e urgencia no tocante a temas como aumento do consumo, da população e da industrialização. A grande duvida girou em torno de quem vai sustentar o desenvolvimento sustentavel. Alguns criticos dizem que os prazos no documento da Rio+20 são tão distantes que talvez as medidas sejam implementadas quando já será tarde demais para evitar os piores impactos da mudança climática e da globalização. "Não temos 20 anos, nem 10", disse Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace Internacional. "A história nos diz que pouca coisa irá acontecer em termos reais, e definitivamente não na escala temporal de urgência que a ciência climática nos diz que é necessária", acrescentou. Ecologistas, ativistas e líderes empresariais acreditam que o progresso nas questões ambientais precisa ser feito localmente com o setor privado, sem contar com a ajuda de acordos internacionais.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Rio+20 marca vinte anos da Eco-92

No embalo do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado 5 de junho, começa amanhã do dia 13 a 22, a Rio+20, o que nos faz lembrar do pouco que até agora foi cumprido desde a Eco-92, quando os países participantes assinaram o compromisso pelo desenvolvimento sustentável do planeta. À época o governo era o Presidente Collor de Melo, e também das eleições municipais. De lá para cá a Terra ficou visivelmente mais degradada e 'a coisa pega'. As organizações-não-governamentais serão fundamentais na discussão e na maneira de interagirem, com eficiência, junto aos lideres de governo e fazer com que sejam cumpridos de fato os compromissos estabelecidos. Um diferencial: na Eco-92 os países ricos davam as cartas, na Rio+20 os emergentes estão na linha de frente do desenvolvimeto global. Nestas alturas não se permite mais recomendações, mas exigir o cumprimento efetivo de medidas ambientais, consideradas urgentes. Os dirigentes da Rio+20 afirmam que serão estabelecidos metas quantificáveis e com data, em setores como energia, água, segurança alimentar, consumo e cidades sustentáveis.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

GENTE NOSSA


Pedro Mossri faleceu, dia 1º de junho.

Recentemente havia decidido abrir espaço em meu blog para Gente Nossa e tomei a iniciativa de uma conversa que se repetiu outras vezes com Pedro Mossri, por ser um notório conhecedor e  escritor original da história de Passa Quatro. Muito gentil, havia me emprestado para leitura alguns dos seus trabalhos que fui devolver dois dias antes de sua partida. Dessa vez não estava na janela que dá para a rua, de onde conversava com os amigos quase que diariamente. Então, encontrei-o acamado devido a uma fratura dos pés. Parecia estar bem disposto, e se divertia contando que causou alguns embaraços quando a ambulância quebrou no caminho de volta do hospital onde esteve para se tratar, em São Lourenço.
Poucos dias depois recebemos a notícia. Ficamos tristes pela perda do amigo, e mais empobrecidos na cultura.  

Nasceu em Pouso Alegre, em 28 de junho de 1924 e se transferiu para Passa Quatro em 19 de março de 1938.

Alfabetizado aos oito anos não parou mais de ler, e aos doze anos começado a escrever estórias infantis, publicadas no Suplemento Infantil do extinto Diário de São Paulo, em 1936, Cursou o ginásio e contabilidade em Passa Quatro e formou-se bacharel em Direito, em Varginha (MG).

Por convicção ficou solteiro. Tinha irmãs e o irmão Flamarion Mossri, já falecido, que se destacou como jornalista de O Estado de São Paulo, onde publicava notícias de Brasília.

Dirigiu o jornal Correio da Mantiqueira, publicando dezenas de artigos e poesias.

Durante muito tempo foi redator do informativo da Associação Comercial, - “O Passa Quatro”. Na edição de outubro de 1966, entre tantas outras noticias sobre a política, social e cultural da cidade, escrevia: ...“Visitando a Arena Municipal esteve na cidade o deputado Aureliano Chaves; Rubro Negro iniciou o levantamento de seu muro; Mais quatro escolas municipais passaram para o Estado: Caxambu, Registro, Boa Vista e Palmital; Paraninfos de 1966: Padre Domingos Rodrigues, da turma de normalistas do INSA e Dr. Decio Lopes da Mota, da turma do Ginásio São Miguel”...

Ganhou o concurso de contos das extintas ‘Revistas Alterosas’ (Belo Horizonte), ‘Cigarra Magazine’ (Rio de Janeiro) e ‘Lady’ (São Paulo). Na antologia ‘oficina’, organizada por Regis de Morais, publicou poemas. Publicou poesias no ‘Suplemento Província’, de ‘O Jornal’ (Rio de Janeiro), dirigido por Vinicius de Moraes. Escreveu um livro de crônicas sobre Passa Quatro sob o titulo “Passa Quatro: Feitos e Malfeitos” (termo em voga no atual governo da Presidente Dilma). Escreveu ainda “Uma Historia de Passa Quatro em Quinhentas Quadras”, prefaciado por Regis de Morais – admirador conterrâneo e escritor, e que foi lançado quando a Câmara Municipal completou 113 anos, em 2003. Atento aos acontecimentos políticos, sociais e curiosidades de nossa cidade, escreveu “Ligeiras Anotações sobre Ruas e Bairros de Passa Quatro”.

Na área da cultura, tem orgulho de ter realizado a montagem da Biblioteca Municipal Afonso Lopes de Almeida.

Foi funcionário publico municipal, iniciado como Secretario da Câmara Municipal de Passa Quatro e se aposentou como Secretario da Prefeitura em l990.

Até os últimos dias, as máquinas de escrever (tinha mais de uma) foi seu instrumento de trabalho. Pretendia lançar uma nova edição, mas, infelizmente, foi mais breve a  partida para a eternidade.

sábado, 2 de junho de 2012

Qualidade é fundamental para o melhor Queijo Minas Artesanal

Superagro 2012 traz na programação o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal
Produtores de diversas regiões mineiras levarão seus melhores queijos para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que pela segunda vez consecutiva é realizado na programação da Superagro Minas. A escolha acontece no dia 8 de junho. Para participar, o produtor deve atender à legislação e às normas sanitárias de produção do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Conforme informações da Emater-MG, que executa o Programa Queijo Minas Artesanal, para identificar e caracterizar as regiões tradicionalmente produtoras do Queijo Minas Artesanal foram feitos estudos históricos, agrogeológicos e climáticos. A Lei Estadual 14.185/02 determina esses critérios para classificar as cinco regiões como Cerrado, Araxá, Canastra, Serro e Campo das Vertentes, que dão nome aos tipos do queijo.
Segundo a coordenadora de Programa Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Marinalva Olivia Martins Soares, o trabalho realizado com os produtores é focado no aprimoramento da qualidade e cada edição do concurso é um aprendizado. “Hoje o mercado exige a profissionalização e a regulamentação dos produtores, sem elas a qualidade do queijo fica comprometida. Entre os critérios necessários para conquistarmos a excelência do produto está a obediência às suas características originais, como a sua apresentação – formato e acabamento; sua cor – amarelada e uniforme; e os sabores próprios de cada região”, afirma Marinalva.
Além dessas características, serão avaliados no concurso a textura, a consistência, o paladar e o olfato dos queijos concorrentes. Serão premiados os cinco primeiros lugares, dentre os inscritos de todas as regiões produtoras. Estima-se que serão 21 inscritos no total.
A coordenadora informa que atualmente há 213 produtores cadastrados no IMA e a expectativa é que ao longo de 2012 sejam realizados outros 100 cadastros. “Embora a certificação seja fundamental para termos um produto melhor e mais competitivo no mercado, há ainda alguns produtores que insistem na informalidade”, lamenta. Isso faz com que o preço do produto varie, dependendo também da região produtora, mas a média fica em entre R$ 7,50 e R$ 15 o quilo. Esses valores são referentes ao que é pago ao produtor para o Queijo Minas Artesanal Cadastrado.
A Superagro Minas 2012 será realizada de 3 a 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira /Expominas, em Belo Horizonte. A promoção é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.
Fonte: Agência Minas Jornal