terça-feira, 27 de novembro de 2012

Planejamento nas novas gestões


Entre os presentes à mesa encontravam-se o Governador do Estado -
Antonio Anastasia, o Prefeito de Belo Horizonte - Marcio Lacerda (reeleito)
e o Presidente da AMM - Ângelo Roncalli


A palavra Planejamento foi um termo constante nas palestras realizadas, nesta quinta-feira (22), no 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos. Na parte da manhã, os palestrantes Márcio Kelles, Assessor da Escola de Contas e Capacitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - TCE/MG, e Tadahiro Tsubouchi, Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG, ressaltaram a importância de se constituir boas equipes na fase de troca de mandatos.
               
O primeiro painel foi "Transição de Governo: impactos e consequências", apresentado por Márcio Kelles. O Assessor do TCE/MG ressaltou, inicialmente, que o tribunal está ao lado dos prefeitos neste momento de transição e que é fundamental ao novo gestor se cercar de bons contadores e bons controladores.

Kelles destacou que os gestores não encontrarão facilidade na busca por recursos para o desenvolvimento dos municípios mineiros, pois no Brasil são 5.564 cidades em busca de repasses. "Não há recursos para se conseguir com facilidade, eles devem ser garimpados", afirmou.

Ele apontou ainda que o momento é de restrições e deduções fiscais. Para minimizar os impactos, foram explicadas duas saídas para os agentes políticos municipais: medidas para o aumento de receita e ações para diminuição de despesas.

Na segunda explanação do dia, Tadahiro Tsubouchi explicou as questões específicas da transição nas áreas de saúde, educação e assistência social. O Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG ponderou o fato das áreas possuírem legislação que determinam repasses específicos de recursos.

Tsubouchi orientou os participantes sobre a importância da realização de licitações bem estruturadas. De acordo com ele, o mais importante neste processo é realizar as medidas de forma planejada e bem executadas.

Um dos destaques na palestra foi o fato de ressaltar a importância de se nomear bons secretários com perfil técnico para auxiliar na boa gestão, pois é o interesse público que deve prevalecer ao longo do mandato. E, para que isso aconteça, foram apontados três pilares: planejamento, programação e execução.

Na parte da tarde, o Superintendente Geral da Associação Mineira de Municípios - AMM, Gustavo Persichini, apresentou o painel "A importância da qualificação do corpo técnico municipal". Persichini apontou como é fundamental escolher uma equipe capacitada para auxiliar nas execuções da gestão.

Na palestra do consultor do Sebrae-MG, Marcelo Mourão Coutinho, foi destacada a importância da micro e pequena empresa no  processo de desenvolvimento social dos municípios. Segundo Coutinho, o desenvolvimento social está ligado ao desenvolvimento econômico das cidades que, por sua vez, é fomentada pelo desenvolvimento empresarial.

Finalizando o ciclo de palestras, o Consultor em Direito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Wladmir Rodrigues Dias, mostrou aos participantes os desafios que os novos gestores enfrentarão e como essa questão vai unir os poderes Executivo e Legislativo. "A relação entre os dois poderes deve ser sempre dialogada", defendeu.

O 5º Congresso Mineiro de Prefeitos Eleitos reuniu, aproximadamente, 1.500 pessoas durante os dias 21 e 22 de novembro, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte. Os participantes conheceram mais sobre os desafios e oportunidades que os novos prefeitos terão na gestão 2013-2016. 

Fonte: AMM - Associação Mineira dos Municípios

Nenhum comentário: