sábado, 18 de fevereiro de 2012


Implantado a Rede de Vizinhos Protegidos - RVP

A Policia Militar de Passa Quatro (MG) decidiu agir rápido quando os furtos em residencias passaram a colocar a população em maiores riscos, apesar do policiamento ostensivo nas ruas.  Em contato direto com o superior Comando da PM, estabelecida em São Lourenço (MG), deu-se então início os trabalhos (vide postagens anteriores). O primeiro projeto de segurança em residencias em parceria com a comunidade  foi implantado  naquela cidade no bairro Solar dos Lagos, em julho do ano passado. Atualmente abrange cinco bairros, devendo em breve ser estendido aos demais. Em Passa Quatro, depois de várias reuniões com os moradores, preocupados com as festividades do Carnaval quando aumentam a prática dos delitos, finalmente, na tarde de 14 de fevereiro, tendo como local a Praça dos Leões, em ato solene, foi implantado a Rede de Vizinhos Protegidos, abrangendo as áreas do Centro e Bairro Sta. Terezinha (Feira).

Fotos do evento:

A presença do público e moradores dos bairros abrangidos pela RVP.

.
Autoridades presentes: Ten. PM. Ronaldo Rodrigues - Comte. 7º Pelotão; Ten. Cel. PM. Paulo Valério Junior - Comte. da 14ª Cia. PM Ind; Sub - Comte. da 14ª Cia. PM Ind. de São Lourenço – Cap. PM Paulo Marcio Assis; ao lado, Emerson Maciel - Assessor do Dep. Est. Dalmo Ribeiro; logo atrás, Dr. Fábio Caruso - Juiz de Direito, e Antonio Claret - Vice Prefeito. 



Representantes da Rede de Vizinhos Protegidos do Bairro Solar dos Lagos, de São Lourenço (MG); em seguida  Representantes do Conselho de Pastores Evangélicos de Passa Quatro (MG).


Integrantes da Escola de Cordas - instituição musical. 

Momento de intalação de placa da Rede de Vizinhos Protegidos em uma das residências.


.
Sd. PM Martins, e a empresária Claudia Siqueira frente a residência.



Direitos Humanos, Greve, Anistia, Imprensa e Privatização, segundo o PT
Pensando o Brasil como uma das grandes democracias mundiais, não poderia supor que a presidente Dilma demonstrasse tantas incoerências como as que marcaram os últimos acontecimentos dentro e fora do país. Em sua viagem a Cuba evitou criticar a política castrista dos direitos humanos e, de forma equivocada, lamentou: “Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro”, se referindo a prisão americana de Guantánamo, vizinha a ilha. De sobra, colaborou com a negativa do visto de entrada no Brasil da corajosa ‘la bloguera’ e ativista política cubana Yoani Sanchez. No entanto, concedeu a permanência no Brasil do terrorista italiano Cezari Batisti, impedindo sua extradição para ser julgado por crimes de assassinatos. As recentes greves dos policiais que começou na Bahia e depois no Rio de Janeiro, foi duramente criticada pelos governo petista, no caso, até cabíveis devido a violência que reinou na capital baiana, mas que demonstram a hipocrisia com que tratam o tema greve e anistia, pois, houve tempos em que o PT apoiava integralmente as greves dos servidores em atividades essenciais como da saúde, dos transportes, etc., que reivindicavam melhores condições de trabalho e  salários.   O controle da mídia é outra questão em que apenas o governo vê problemas, acreditando que a  imprensa distorce a realidade dos fatos, acusando-a de tendenciosa, com isto condenando a liberdade de expressão, - um pilar da democracia. E agora as privatizações. A presidente aprovou a privatização dos três mais importantes aeroportos brasileiros, abrindo caminho para outros dois, e isto acontece justamente no meio de uma guerra petista voraz contra as privatizações tucanas efetivadas na época FHC. Não é uma incoerência?






sábado, 11 de fevereiro de 2012


Segurança em residências (etapa final)
 Nesta etapa o comando ficou por conta da PM local, e o Ten. PM Ronaldo Rodrigues junto a equipe de policiais, frisou a importância e os objetivos do plano, bem como o significado da parceria da policia militar com moradores do bairro Santa Terezinha (Feira) e Centro. As reuniões aconteceram, respectivamente, nos dias 23 e 24 de janeiro. Foram relembradas as ações para a implantação da rede, como: definir cronogramas de reuniões, incentivar a criação de laços, repassar as ações para os próximos laços, participar da simulação de emergências com a logística da Policia Militar, agir como um multiplicador, repassar medidas de segurança a todos de sua família, empregados e freqüentadores, otimizar a segurança patrimonial (iluminação, alarmes, seguros), etc., e a fixação das placas de identificação nas residências enredadas. DIA 14-02-2012, terça-feira, às 19:00 horas, na Praça dos Leões, torna oficial e definitiva a implantação da RVP, com divulgação do evento pela imprensa, e presenças do público e autoridades. As regiões do Centro e Santa Terezinha (Feira) passam a ser bairros-piloto da Rede de Vizinhos Protegidos – RVP, em Passa Quatro, e a partir daí, outras regiões no município também poderão obter a implantação da RVP, - uma importante parceria entre a policia e comunidade comprometidos com a  segurança.
 "Paulo Cesar Barleta, prefeito de Olímpio Noronha é o novo presidente"

PREFEITOS: José Donizete de Souza, de Dom Viçoso; Joaquim Laércio Rodrigues, de Bom Jardim de Minas; Denys Arantes Carvalho, de Seritinga; Efrain Lemes e Abreu, de Baependi; José Roberto da Silva, de São Thomé das Letras; Edson Aparecido Ramos, de Virginia; Vicente Vagner Pereira "Pé", de Pouso Alto; Yuri Vaz de Oliveira, de Carmo de Minas, Arinel da Silva Pereira, de Liberdade; Luiz Carlos Pinto, de Caxambu; Paulo César Barleta, de Olimpio Noronha, Geraldo Emiliano dos Santos, de Soledade de Minas; Acácio Mendes de Andrade, de Passa Quatro, Edmir Geraldo Silva "Mico", de Minduri e José Carlos Maciel de Alckmin "Merola", de Cruzília.
  
A primeira reunião da AMAG – Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas, do ano de 2012 aconteceu na sexta-feira, 13/01, na cidade de Passa Quatro. Seguindo a pauta, se deu a eleição da nova diretoria. O evento foi realizado na ENSA – Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e contou com a presença de prefeitos, autoridades e convidados.

Segundo o novo presidente da AMAG, Paulo Sergio Barleta, ... “É sabido que os municípios vivem uma situação de penúria muito grande no aspecto financeiro, vez que o orçamento que nos é repassado mal dá para cobrir as despesas. Não bastasse, estamos sendo massacrados por uma enxurrada de leis, que só visam penalizar os prefeitos e os municípios”. A critica de Barleta  vem de encontro a nova Portaria 828, assinada pela Presidente Dilma, em 14/12/2011, da Transparência Geral da Administração Publica. O representante da Receita Federal que participou da cerimônia, José de Carvalho Filho, referiu-se assim: “que a partir de janeiro de 2013, entra em vigor a nova contabilidade publica, ... e que os novos prefeitos não brinquem, pois está acontecendo uma revolução em prol da transparência publica para a sociedade e quem não acompanhar essas mudanças se complicará seriamente". Barleta ainda reclamou que os prefeitos "são atendidos num balcão" quando vão reivindicar melhorias para os municípios  junto às secretarias do Estado, sediadas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, deixando transparecer a falta de dignidade e respeito de que são merecedores. A recém empossada diretora da Superintendência Regional de Ensino, de Caxambu (MG), Dalva Guedes, também falou sobre a importância das atividades que serão desenvolvidas no sentido de oferecer aos municípios maior apoio na área da educação.

Rogério Correa, do Jornal Terras Altas,  e Dalva Guedes - a nova Diretora da Superintendencia Regional de Ensino de Caxambu - MG.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Eleições Municipais 2012
O clima da campanha nas ruas ainda está morno. Nos bastidores são freqüentes as reuniões internas entre os partidos da situação (PMDB-PTB-PV), e da oposição (DEM-PPS-PR-PSD-PSDB-PT) que discutem as possíveis candidaturas para prefeito e vereadores. Normalmente, o partido sem candidatura própria tende a fazer coligação com outro que indicou candidato a prefeito. A coligação é importante porque soma as forças, porém, não está descartado o surgimento de uma “terceira via”, imaginando com isto interromper a constante disputa pelo poder entre os grupos do “pão com molho” e “água benta”. Neste caso, a oposição vai dividida para as eleições. No momento, os partidos da oposição parecem estar unidos e pretendem lançar uma pesquisa de opinião publica com os nomes dos candidatos a prefeito. Aquele que vencer na pesquisa deverá ser o candidato apoiado pelos demais partidos. O candidato a Vice - prefeito também saí desta lista de pesquisa. Alguns observadores da política local apostam que embora o resultado da pesquisa aponte a preferência por  determinado candidato, apesar do combinado, não terá o apoio de todos e haverá um racha no grupo da oposição. É esperar para ver.
O calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral é extenso e rígido, e cabe aos dirigentes dos partidos ficarem atentos para não serem penalizados. Em Passa Quatro (MG), o Cartório Eleitoral funciona no prédio do Fórum, e presta ao publico eleitor e candidatos todas as informações relativas às eleições municipais de 2012.

Estabilidade econômica
De quem é o mérito? Muitos brasileiros que estiverem completando mês que vem a idade de 18 anos, não terão vivido uma época em que os preços de tudo subiam a cada minuto, desvalorizando rapidamente a nossa moeda.  Precisava urgente criar uma forma de conter o avanço de dois dígitos da inflação que corroíam de forma drástica o salário do trabalhador. Então o presidente Itamar Franco, que sucedeu Collor de Melo, e seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, criou a Unidade Real de Valor – URV. Na época, a equipe que desenvolveu os estudos econômicos foi cumprimentada por economistas famosos e tratada como gênios. A URV, até agora, atravessou quatro governos: Itamar, FHC, Lula e agora Dilma. O governo Lula tem o mérito de dar continuidade à política econômica, mas esbarra na intempérie da falsa modéstia quando proclama: "nunca antes na historia deste país...", ao invés de reconhecer que as ações  positivas permanecem por gerações e, estas sim, passam para a historia.

Dados reveladores
Foi notável a explanação da recém nomeada Secretária Municipal de Saúde, realizada dia 12 de dezembro, na Câmara Municipal de Passa Quatro (MG), já que o Secretário anterior João Bosco da Costa, médico-veterinário, sempre evasivo, não convencia a platéia quando incumbido desta responsabilidade. A titular da pasta da Saúde, Aparecida Caetano Ribeiro, aqui nascida, ex-funcionaria publica com experiências na área de Contabilidade, em resposta ao Requerimento de Informação nº 69/2011, retro-projetou com detalhes toda a situação da Saúde no município. Demonstrou, por exemplo, que o aumento de vencimentos do cargo de Médico e de Enfermeira é uma questão urgente a ser resolvida, já que precisa da aprovação da Câmara de Vereadores, sob o risco de perder estes profissionais para o setor privado, que paga mais. Não foi dado ao publico presente o direito de manifestar-se, por não se tratar de Audiência Pública, e apenas os vereadores tiveram a oportunidade de questionar a Secretária. Despertaram a atenção alguns dados como o registro, em 2010, de 113 óbitos na seguinte ordem de maior ocorrências: diabetes, enfartos, neufrasia (câncer) e outras. Mas foi o numero de 4.021 consultas de emergências o que chamou mais a atenção, isto apenas nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, de 2011. Quando a Secretária diz que a “população está muito doente... e carente”, e o diz com base nestes números de atendimentos de emergência, é alarmante, pois, estes números no período de 12 meses correspondem à totalidade de habitantes no município. A falta de fiscalização dos estabelecimentos comerciais e fabricantes de produtos perecíveis podem ser os grandes responsáveis por viroses e outros problemas digestivos causados à população. Também a falta de obras importantes de saneamento básico. Neste caso, o prefeito Acácio de Andrade, precisamente um ano atrás, se referindo como “a maior obra de todos os tempos da cidade de Passa Quatro”, disse o seguinte: “estamos com o projeto totalmente pronto... da estação de tratamento de esgoto de nossa cidade... orçado em 7 milhões de reais, que tem a garantia do ministro Padilha”. O prefeito deveria contabilizar os custos sociais e econômicos de uma obra necessária e não executada, ou mal planejada, e dimensionar os prejuízos causados à população. Pense nisso, caro (e) leitor.

A Origem
 A prática dos “malfeitos” pode ser o retrato do mundo afora, mas, pela freqüência e a notoriedade que se tem dado através da imprensa, eleva os políticos e os ocupantes de cargos públicos brasileiros ao patamar do primeiro lugar no plano das picaretagens.  Contracenando com ‘laranjas’, ‘testas de ferro’, ‘bodes expiatórios’, etc., estes grupos se locupletam nos mais variados tipos de ilícitos. Causa decepção, mas diverte um texto da coluna de Gaudêncio Torquato, do Jornal O Estado de São Paulo. É o seguinte: “O Brasil das Calamidades. O chiste é conhecido. Ao criar o mundo, Deus distribuiu catástrofes pela Terra, enquanto comentava com o anjo ao seu lado: ‘Aqui eu vou localizar os EUA, com seus terremotos e furacões; ali vai ser a Europa, que vai ter também vulcões e terremotos; acolá vou instalar a Ásia, com desertos, terremotos e tsumanis’. Curioso, o anjo indagou: ‘E nesse local vai por o quê?’ Deus respondeu: ‘Aqui será o Brasil’. Insistiu o arcanjo: ‘E ele não vai ganhar catástrofes naturais?’ A resposta divina: ‘Não, de jeito nenhum, mas você vai ver os políticos que eu vou botar lá”. A Lei de Responsabilidade Fiscal, criada no governo FHC, em 1998, conseguiu conter as velhas malandragens que envolviam as três esferas do governo. A partir de então, governadores e prefeitos apenas deixaram de operar no primeiro plano, cedendo lugar a lobistas, ministros, deputados e senadores para novas e mais abusadas malandragens. Dizer que a Presidente Dilma nada faz para “combater desvios e malfeitos” seria injusto, afinal já somam mais de uma dúzia a baixa entre ministros e ocupantes de altos cargos no governo. No momento tem dois infernando a paciência da Dilma - o Fernando Pimentel e o Fernando Bezerra; o Fernando Haddad, que vinha infernando a vida dos estudantes do Enem, recentemente deixou o cargo para ser candidato a prefeito de São Paulo, não evitando que duas diretoras do Ministério da Educação fossem exoneradas do cargo pelo novo ministro.