Enquanto no cenário político nacional e estadual o PSDB e o PT são ferrenhos adversários, haja vista as disputas eleitorais nos grandes centros e nas capitais, mais aguerridas, o mesmo não ocorreu em alguns municípios mineiros, como é o caso de Passa Quatro. Uma breve analise dos resultados que advirão desta aliança, deve levar em conta o fator tempo, ou sejam: curto, médio e a longo prazo. No curto prazo, em Passa Quatro, o sucesso desta aliança refletiu nos bons resultados das urnas,que, mesmo criticada pelos adversarios elegeu o Prefeito e ainda fez a maior bancada de Vereadores. Entretanto, medidas de reforço politico foram tomadas no sentido de levar para o palanque os deputados das siglas que representam - PSDB e PT, e transmitisse para a população os apoios irrestritos, ora em nome do Governador Antonio Anastasia, outra em nome da Presidente Dilma Roussef, conseguindo assim neutralizar os efeitos oposicionistas. Quanto ao apoio dos deputados, cabe esclarecer que foi a contrapartida dos votos obtidos nas eleições de 2010, em Passa Quatro, quando foram os mais votados entre os deputados estaduais e federais dos outros partidos.
Neste caso, de uma aliança de partidos historicamente rivais, é importante entender que há dois momentos: primeiro - a rivalidade quando são discutidas questões polêmicas no plano nacional, e segundo - quando considerados projetos de inquestionáveis beneficios para a população, e por isto, que sejam adotadas posturas propositivas. Citamos um exemplo: o convênio firmado entre o Governo Federal (Dilma Roussef - PT) e o Governo de São Paulo (Geraldo Alkimim – PSDB), que visa estimular e dar mais efetividade a construção de moradias do programa Minha Casa Minha Vida na capital e regiões metropolitanas do Estado. Iniciadas há quase um mês, as obras do Minha Casa Minha Vida II, no município vizinho de Cruzeiro – SP. , estão em pleno desenvolvimento. No total serão 800 casas construídas.
Partindo para uma analise desta aliança e os seus reflexos no médio e longo prazos, antevemos as eleições presidenciais em 2014, cujo cenário atual desponta os nomes do Senador Aécio Neves (MG), e, provavelmente, a reeleição da Presidente Dilma, que, sem duvidas se apresenta como um complicador futuro para a administração municipal quanto ao direcionamento do apoio político.
O importante agora é o clima de satisfação reinante pela vitória nestas eleições.
Certa vez, o político e saudoso Ulisses Guimarães (*), denominado ‘o pai da constituinte de 1988’ e a fama de conciliador nato, se referiu à política como as nuvens no céu, dizendo: "a cada olhar se apresentam de formas diferentes".
(*) Ulisses Guimarães, foi Deputado Federal , nasceu 06/10/1916, e hoje completam 20 anos de sua morte trágica ocorrida em 12/10/1992.

Nenhum comentário:
Postar um comentário