
Aconteceu dia 12 de dezembro, no anfiteatro do Hotel Recanto das Hortênsias, em Passa Quatro – MG., o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combate a violência entre jovens. O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente, presente em mais de 58 países.
O evento envolveu 10 escolas e a formatura de 268 alunos ‘proerdianos’, tendo como instrutores titulares os policiais militares Cb Sérgio e Cb Daniel – 7º Pelotão (Passa Quatro – MG), e os apoiadores Cb Josué e Sd Eder – 14ª Cia. PM Indep. (São Lourenço – MG.).
Estiveram presentes os professores e diretoras dos estabelecimentos de ensino, os pais e familiares dos alunos formandos.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Ten. PM Ronaldo Rodrigues - Comandante do 7º Pelotão, Ver. Flavia Pessoa – Presidente da Câmara Municipal, e Sra. Sally Stretenberg – representante da Rede de Vizinhos Protegidos.
Não compareceram ao evento os representantes da Prefeitura e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Demais autoridades justificaram a ausência.
O evento obteve o patrocínio de diversas empresas com a doação de camisetas e prêmios que foram entregues aos alunos que mais se destacaram durante o programa educacional.
Durante toda a festividade os alunos contagiaram o ambiente com muita alegria e brincadeiras, e nos momentos solenes acompanharam com seriedade e atenção.
A Orquestra de Cordas de Passa Quatro, sob a regência de Paulo Henrique Schiani, abrilhantou a solenidade.
A Orquestra de Cordas de Passa Quatro, sob a regência de Paulo Henrique Schiani, abrilhantou a solenidade.
O PROERD é desenvolvido em parceria coma as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente as 4ª e 6ª series do Ensino Fundamental, em encontros semanais ao longo de um semestre letivo.
As aulas são ministradas por policias militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, alem de aprimorar o espírito de cidadania.
Ao final do Programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – Família, Escola e Policia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.






