terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A Polícia Militar e o PROERD





Aconteceu dia 12 de dezembro, no anfiteatro do Hotel Recanto das Hortênsias, em Passa Quatro – MG.,  o  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência  - PROERD, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combate a violência entre jovens. O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto DARE (Drug Abuse Resistance Education), implantado em Los Angeles/EUA, em 1983, atualmente, presente em mais de 58 países.
O evento envolveu 10 escolas e a formatura de 268 alunos ‘proerdianos’, tendo como  instrutores titulares os policiais militares Cb Sérgio e Cb Daniel – 7º Pelotão (Passa Quatro – MG),  e os apoiadores Cb Josué e Sd Eder – 14ª Cia. PM Indep. (São Lourenço – MG.).
Estiveram presentes os professores e diretoras dos estabelecimentos de ensino, os pais e familiares dos alunos formandos.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Ten. PM Ronaldo Rodrigues - Comandante do 7º Pelotão, Ver. Flavia Pessoa – Presidente da Câmara Municipal, e Sra. Sally Stretenberg – representante da Rede de Vizinhos Protegidos.
Não compareceram ao evento os representantes da Prefeitura e do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Demais autoridades justificaram a ausência.
O evento obteve o patrocínio de diversas empresas com a doação de camisetas e prêmios que foram entregues aos alunos que mais se destacaram durante o programa educacional.
Durante toda a festividade os alunos contagiaram o ambiente com muita alegria e brincadeiras, e nos momentos solenes acompanharam com seriedade e atenção. 
A Orquestra de Cordas de Passa Quatro, sob a regência de Paulo Henrique Schiani, abrilhantou a solenidade.

O PROERD é desenvolvido em parceria coma as escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, consistindo na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente as 4ª e 6ª series do Ensino Fundamental, em encontros semanais ao longo de um semestre letivo.
As aulas são ministradas por policias militares fardados, que orientados por um livro especial, ensinam as crianças como reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, alem de aprimorar o espírito de cidadania.
Ao final do Programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, professores e representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD, ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto – Família, Escola e Policia Militar, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não às drogas e à violência.


















domingo, 9 de dezembro de 2012

Reeleito, Dinis quer posições firmes junto com a sociedade


O presidente reeleito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (5/12/12) que a Casa vai atuar no biênio 2013-2015 junto aos grandes temas identificados na sociedade, assim como foi em sua primeira gestão. “Os desafios são incontáveis e a Assembleia, sempre com responsabilidade, vai se posicionar sobre eles, em sintonia com a sociedade”, afirmou o deputado. Ele destacou como exemplos do atual biênio, nessa direção, o movimento pela renegociação da dívida dos Estados com a União, a guerra contra o crack e a campanha em prol de mais recursos federais para a saúde, iniciativas da ALMG que têm sido levadas a outros estados.
Em entrevista à imprensa, concedida após a Reunião Especial de eleição da Mesa, Dinis Pinheiro avaliou que essas contribuições mostram que a ALMG está na rota certa. “A questão da saúde, por exemplo, é algo que machuca a todos nós. O Brasil investe hoje, na saúde, menos do que países africanos, o que é inaceitável”, frisou o presidente, para quem o Parlamento se fortalece ao se aproximar das pessoas. “A Assembleia tem que ter humildade de ouvir, e buscar essa relação consensual e pacífica com a sociedade. Temos trabalhado muitos temas como esses, abordados sempre de forma muito firme e vigorosa”, afirmou.

Articulação e oposição – Dinis Pinheiro também afirmou ser fundamental o trabalho de articulação com outros legislativos do País, trabalho que vem sendo desenvolvido pela ALMG. “A Nação brada por mudanças e a Assembleia tem que identificar e compreender essas manifestações, porque, independentemente de preorrogativas legais, cabe a nós todos, como mineiros e brasileiros, empunhar bandeiras por um Brasil mais justo e solidário”, defendeu.

Indagado, ainda, sobre a relação entre a situação e a oposição na ALMG, Dinis Pinheiro disse que a riqueza do Parlamento é a diversidade. “Cabe a mim, como presidente, saber compreender as ideias externadas e buscar o consenso, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos mineiros”.  O deputado frisou que a oposição cumpre o seu papel de aperfeiçoar o Parlamento. “Estamos na mesma trincheira, com os mesmos objetivos, buscando o bem comum e o desenvolvimento do Estado”, pontuou.

Nesse sentido, Dinis Pinheiro frisou que a Assembleia de Minas tem tido uma atuação cada vez mais propositiva. “Temos buscado aquilo que realmente nos move, que é uma Assembleia eficiente e transparente, que se consolida cada vez mais como o poder do cidadão na construção de uma sociedade mais justa e de uma Minas mais igualitária”.

Questionado também sobre possíveis cortes no Orçamento do Estado, na parte referente à Assembleia, o presidente Dinis Pinheiro disse que a Assembleia, da mesma forma que outras instituições, tem de ser sempre responsável. “Qualquer casa que você venha a administrar, qualquer desafio a enfrentar,  você deve saber elencar as prioridades e sempre administrar os recursos públicos com probidade e honestidade", afirmou.



Fonte: Assessoria de Imprensa ALMG