domingo, 18 de março de 2012

Eleições Municipais, Entraves e Gestões


Eleiçoes Municipais 2012 - Passa Quatro (MG)

Oficialmente não foi dada a largada, mas os candidatos que vão concorrer às eleições para as mais de 5 mil prefeituras em todo o país já estão prontos. Os candidatos de oposição à atual administração municipal do Prefeito Acácio de Andrade (PTB), concordaram em realizar uma pesquisa de opinião publica para saber do eleitor qual é o mais cotado para concorrer à eleição para Prefeito de Passa Quatro. A pesquisa vai permitir que a população conheça os personagens da politica local que até outubro estarão discutindo e participando dos eventos de campanha, divulgando suas propostas de plano de governo para a nova tomada de rumo da administração da cidade. Os nomes que vão participar da pesquisa são: PPS – Joaquim Sales (advogado, ex-prefeito); PSD – Álvaro Pinheiro (engº agrônomo - Ipapéis) e Carlos Edil (vereador, criador do Projeto Nota 10); e PT – Edu Moto (vereador, empresário). Os demais partidos da coligação - DEM, PR e PSDB, não pretendem lançar candidatos para prefeito e estarão juntos apoiando a candidatura do prefeito escolhido na pesquisa, bem como na campanha para eleição de vereadores.

Itanhandu - MG.
Gestão valorizada

Algumas cidades do Sul de Minas, como Itamonte e Pouso Alto assim como Passa Quatro, nas eleições deste ano terão caras novas, já que os atuais prefeitos não poderão reeleger-se por estarem cumprindo o segundo mandato consecutivo. Do quatrilho, apenas Itanhandu poderá tentar a reeleição. Neste caso, não será surpresa se o atual Prefeito Evaldo Barros se reeleger, já que em termos de certificações parece estar desenvolvendo uma boa gestão. O Prefeito Evaldo Barros está entre os 30 de um total de 88 municípios inscritos do Estado, que receberão o Prêmio SEBRAE – Prefeito Empreendedor, no dia 14 de março, no Minascentro, em Belo Horizonte. O Prêmio que será divido em melhor projeto e destaques temáticos, serão concedidos a prefeitos que tiverem implantado ações, com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios; e modernização da gestão pública.Os critérios de avaliação e julgamento dos projetos vão além do foco principal nos micro e pequenos negócios e incluem requisitos como o seu impacto no desenvolvimento sustentável local, geração de emprego e distribuição de renda.


Entraves eleitorais

. 4 minutos é o tempo que o PSD terá no rádio e na TV, no horário eleitoral gratuito, caso o TSE julgue favorável até o inicio de abril a ação em que o partido pede que sua cota no Fundo Partidário seja calculada de acordo com a sua bancada de deputados. Isto porque a lei eleitoral estabelece que a regra de proporcionalidade aplica-se conforme os votos obtidos na ultima eleição. Ora, como os atuais deputados do recém criado PSD vieram de outros partidos, há uma polemica entre a legitimidade da sigla e representatividade dos parlamentares eleitos pelos partidos de origem. O tempo que o candidato tem na mídia é vital para a sua campanha.

. O Supremo Tribunal Federal aprovou por 6 votos a 5, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados e dos que renunciam para fugir de processo de cassação. A lei passa a valer nas eleições municipais deste ano.



Cachoeira de Iporã, localizada na Floresta Nacional de Passa Quatro - MG.
Dia Mundial da Água - 22 de   Março
Vai muito além pensar os riscos ambientais sob o ponto de vista do desmate apenas. Na meso-região Sul/Sudoeste de Minas está situada a bacia hidrográfica do Rio Verde, com 6.908 km2 abrangendo 31 municípios.
O Rio Verde nasce entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu, na vertente ocidental da serra da Mantiqueira, a aproximadamente 2.600 metros de altitude, próximo à divisa dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e percorre 220 km até sua foz, na represa de Furnas. É na parte alta da bacia, à montante, onde estão as nascentes, que deve haver um maior controle do agronegócio, ações de coleta e tratamento de esgoto, de disposição adequada dos resíduos sólidos (lixo), e a implementação de programas de educação ambiental, para a proteção das águas dos rios que vão abastecer a parte baixa, e não comprometer os recursos hídricos de cidades importantes como São Lourenço, Varginha, Três Corações, Três Pontas, e outras. O Plano Diretor de Recursos Hídricos, como um instrumento de planejamento da bacia hidrográfica, tem o dever de intensificar os estudos no sentido de priorizar a recuperação dos rios nas Terras Altas da Mantiqueira. Uma medida urgente que deve ser tomada pelas próximas gestões municipais junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde. Cabe a Passa Quatro, por estar localizado à montante da bacia hidrografica, a maior parcela de responsabilidade. 

Prefeitura Municipal de São Lourenço - MG.
 Eleições Municipais 2012 - São Lourenço
Terminado o período das festas carnavalescas, as principais rodas de bate papo na cidade e também nas redes sociais da internet voltam a discutir sobre os rumos da política local nas eleições municipais deste ano. A grande mudança no cenário político versa sobre a candidatura do ex-prefeito Tenorio Cavalcanti. Ainda existe uma indefinição sobre a elegibilidade ou não de Cavalcanti, que acabou sendo punido por três anos (ainda cabe recurso da decisão), devido à arrecadação dos alimentos na portaria da Festa de Agosto no ano de 2008 e que foram entregues para entidades filantrópicas da cidade pela Secretaria de Ação Social. Na época a coligação do prefeito Zé Neto entrou com uma ação na justiça eleitoral assinada pelo Presidente do PMDB da época, Emanoel Corrêa, contra os shows gratuitos e a entrega de alimentos as entidades filantrópicas por acharem que o feito seria ilegal, o que culminou na inegibilidade de três anos do ex-prefeito Tenorio. Após a decisão do STF sobre o assunto ficha limpa, o grupo político de Tenorio Cavalcanti se reuniu e acabou definindo então por optar em lançar Célia Cavalcanti como pré-candidata a prefeita pelo PR (Partido da República). Célia Cavalcanti já esteve à frente da Presidência do SAAE e da Secretaria de Educação do município na administração do ex-prefeito Tenorio e tal feito fez como que seu grupo político optasse pelo seu nome como pré-candidata à disputa pela cadeira de chefe do Executivo. Especula-se pela cidade vários nomes que poderão compor a chapa como pré-candidato a vice na chapa de Célia Cavalcanti, tais como o do empresário Augusto Brandão (proprietário do Grupo Augusto Brandão), ex Juiz da Comarca, Dr. Pedro Jorge de Oliveira Neto, Dr. Dionísio (médico), Habib Murad (comerciante), ex-vereador Evaldo Ambrósio e Dr. José Mauro (médico e ex-presidente da Unimed Circuito das Águas) entre outros, porém o nome do vice que irá compor a chapa com a pré-candidata Célia Cavalcanti ainda não foi definido, o que deverá acontecer em breve. Procurada pela nossa reportagem, Célia Cavalcanti disse que se sente honrada e está consciente da responsabilidade. “Estou muito feliz e confiante, pois tenho recebido muitas manifestações de apoio e aceitação por onde tenho andado. Muitos me dizem que agora é a hora das mulheres, pois já temos a Dilma Roussef, que como presidente está fazendo um grande trabalho em seu governo, agradeço todo o carinho que tenho recebido de todo o povo de São Lourenço,” disse Célia. São também pré-candidatos: O atual prefeito Zé Neto que tentará a reeleição, ainda sem vice definido, O PT que ainda não sabe se lança Zé Celso ou Gustavo ou ainda se vão apoiar algum candidato, o Dr Lessa, o Kall e mais alguns que tentarão negociar cargos e secretarias em troca do valioso apoio. Fonte: São Lourenço Jornal


Vista aérea da Parmalat - Itamonte(MG)
Complexo industrial da Parmalat voltará a Itamonte
Notícia auspiciosa chegou ao conhecimento da redação "JR" dando conta que o complexo industrial iniciado pela Parmalat, tendo passado para as mãos da Multilac e mais recente pela News Alimentos, está preste a voltar suas atividades fabris através da AIREX, uma empresa de Manaus, que comprou a unidade de Itamonte e está preparando-a para reabrir suas portas ainda no mês de março. A expectativa é que a empresa abra suas portas oferecendo 115 empregos. De início se dedicará a secagem de leite, e soro, para depois conquistar a confiança dos pecuaristas, quando passará a adquirir a matéria prima, ou seja, os leites deles. A AIREX, de propriedade do empresário Sérgio Lambert, está abrindo esta unidade em parceria com uma empresa francesa que hoje é detentora do nome Parmalat, nome este que poderá voltar a fazer presença na unidade fabril de Itamonte. Diz o prefeito de Itamonte, Marcos Tridon de Carvalho "Quem conhece aquele complexo industrial sabe que é um patrimônio gigantesco, hoje estagnado no tempo. A ansiedade de que este patrimônio volte a funcionar é muito grande e maior ainda é a expectativa de vermos o nome Parmalat tremulando novamente nesta empresa, como nos velhos tempos quando Itamonte vivia o clima do auge da empresa". Segundo Marcos Tridon, a Parmalat em Itamonte, chegou a empregar 600 funcionários. É certo que hoje, com a modernização dos equipamentos, a empresa realiza o mesmo serviço com um quadro menor de funcionários, ou seja, pode-se produzir bem mais com menos mão de obra. Então, com a reativação da empresa e a possibilidade de gerar 115 novos empregos na cidade, é um número considerado muito bom, número este que poderá chegar a 200 e até mesmo a 300. Segundo o CAGED – Cadastro Geral de Empregados do Ministério do Trabalho, o índice de geração de empregos em Itamonte ultrapassa os 120%. A cidade possui hoje 1.960 empregos com carteira assinada, dos quais 1.157 foram criados nesse governo que completa seu segundo ciclo, ou seja, mais da metade dos empregos registrados em carteira foi criada no governo de Marcos Tridon, isso, sem contar o pessoal que trabalha na informalidade. "Hoje não existe desempregado na cidade, o comércio está vendendo, os bancos crescendo. Segundo a gerência da Caixa Econômica Federal, regional Poços de Caldas, a unidade de Itamonte é a primeira em negócios da região, tanto é que urge a mudança de prédio, que sairá de dentro da Prefeitura, passando a ocupar as dependências da hoje, Câmara Municipal. O banco Santander cresceu, o banco do Brasil, na região, é quem possui maior número de funcionários. O Bancob possui cinco conselheiros, enquanto as outras unidades são dotados de quatro, tudo isso sem contar as novas lojas que estão chegando. Podemos dizer que oportunidade de emprego não falta. E sendo assim, eu deixo esse governo feliz, independente das rasteiras que nos tentam passar a todo momento, por divergências políticas", diz o prefeito. Marcos Tridon disse que o povo de Itamonte se tornou independente. Antigamente o gabinete do prefeito mais parecia uma assistência social, tamanho o número de pessoas que lá comparecia necessitando de alguma coisa. Diz o prefeito "No início do meu governo, atendíamos em média, 80 pessoas por dia apresentando todo tipo de dificuldades. Hoje não atendemos 20 por mês. Todo mundo está trabalhando, pois a gente deixou de dar o peixe na boca, passando a ensinar como pescar. Uma vez trabalhando a família Itamontense readquiriu sua dignidade, pois hoje não pede mais, ganha o seu sustento para suprir suas necessidades. Isto e o sonho de todo cidadão", diz o prefeito, que fala mais ainda. "Antigamente a gente tropeçava em pedreiros jogando carteados pelas esquinas, hoje você tem de agendar, ás vezes um ano inteiro, se precisar do trabalho de um deles. Está faltando pedreiro na cidade, tamanha a quantidade de obras que estão sendo edificadas em Itamonte. Todo mundo sabe que a construção civil é o termômetro que mede o crescimento de uma cidade". Centro de Treinamento, agora é pra valer! O prefeito Marcos Tridon de Carvalho disse que a indústria da boataria se encarregou de divulgar que a cidade havia perdido o seu Centro de Treinamento em Altitude. Falácias, nada além disso – "A gente está vivendo um momento muito bom pois, além de termos o centro de Treinamento de Alsene, teremos outro, que ocupará a área da Casa Alpina. Recentemente estive participando de uma reunião no Rio de Janeiro com autoridades do assunto, dentre elas representantes da Universidade Castelo Branco, que mais investe no esporte olímpico do Brasil, os proprietários da Pousada Alsene e do Hotel Casa Alpina, assim como Carlos Niemayer Neto, que faz parte da equipe de Oscar Niemayer, parceiro, vez que todo o projeto sairá do seu escritório, e está tudo acertado para que tenhamos em Itamonte um Centro dos mais modernos e avançados do Brasil, de forma que todos os nossos atletas olímpicos possam dele participar, se hospedarem já para os jogos olímpicos serão no Brasil em 2016. Na verdade serão dois centros, um complementando o outro", diz o prefeito. Esses centros serão dotados de hotelaria (alojamento para atletas), laboratórios, academia, piscina (aquecida) de 50 metros com seis raias, enfim, os atletas olímpicos serão cercados de todo um aparato moderno, confortável e de última geração de modo se condicionar para melhor representar o país nas competições internacionais. É sabido que o treinamento de um nadador hoje tem de ser em piscina de 50 metros e numa altura superior a 1.050 metros. A Casa Alpina fica numa altura de 2.200 metros, local melhor para condicionamento desses atletas, impossível. É o único lugar do país localizado a uma altura de 2 mil metros de altitude", finaliza o prefeito. Fonte: Jornal Regional