sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Minas Gerais tem importante destaque na mídia
Um levantamento inédito elaborado pela Unidade de Inteligência da revista inglesa The Economist – espécie de “bíblia” do capitalismo mundial – destaca Minas Gerais como um dos estados brasileiros mais preparados para receber o fluxo recorde de investimentos estrangeiros que devem chegar ao Brasil graças à estabilidade econômica interna e em função do país ser a sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O resultado da pesquisa foi publicado em edição da VEJA, maior revista brasileira.
“Essa pesquisa demonstra que estamos no caminho certo e nos anima a trabalhar ainda mais em busca de novos investimentos para o Estado e, sobretudo, de mais e melhores empregos para os mineiros e as mineiras”, afirma o governador Antonio Anastasia. “Nossa obsessão é transformar Minas no melhor estado para se viver e se investir”. Minas alcançou nota máxima – numa escala de 01 a 100 – em oito dos 25 quesitos específicos analisados: estabilidade política, incentivos para investimento, políticas para o capital estrangeiro, graduados em universidades, incentivos fiscais para Pesquisa & Desenvolvimento, plano/estratégia ambiental e regulador ambiental. O Estado lidera em duas das oito categorias gerais analisadas: sustentabilidade e políticas para investimentos estrangeiros. No ranking geral, o Estado aparece na terceira posição, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.


Copa do Mundo estará presente em cidades do interior de Minas
Atrair delegações internacionais de futebol não só para a cidade-sede, mas para cidades polo no interior do Estado durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 são objetivos do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa). E o trabalho vem rendendo frutos: somente em 2011, quatro federações estrangeiras visitaram o interior do Estado para optar onde ficar durante o Mundial.
Ao todo, 19 cidades mineiras são candidatas a Centro de Treinamento de Seleção (CTS): Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.


 
.

Segurança em residências (1)
Neste quesito, pode-se admitir que o projeto RVP - Rede de Vizinhos Protegidos, uma parceria da comunidade com a Policia Militar, obteve ampla aceitação dos moradores de bairros, até agora presentes nas reuniões. Desta forma, nova reunião aconteceu no dia 17/01/12, e o Cap. Paulo Marcio, de São Lourenço, e Ten. Ronaldo Rodrigues, de Passa Quatro, com o apoio de suas equipes, apresentaram os primeiros bairros onde serão implantados o projeto. No caso, não foram apenas estatísticas de ocorrências de crimes, a proximidade geográfica entre bairros e a adesão destes moradores ao projeto também pesou na indicação dos bairros Centro e Santa Terezinha (Feira). No espaço da Associação Comercial foram agrupados os moradores destes bairros, dando a oportunidade para melhor se conhecerem, e discutir problemas comuns sobre a segurança no entorno das vizinhanças. Foi o primeiro passo para a efetivação dos LAÇOS – uma etapa importante e crucial para o perfeito funcionamento da Rede. Foi dito que a Constituição da República, em seu artigo 144, reza que segurança pública é dever do Estado, Direito e responsabilidade de Todos.
E que a participação de cada cidadão é fundamental para a prevenção da criminalidade, não devendo ficar esperando ou apenas cobrando por atitudes e ações do poder público, mas agir, interagir, solidarizar, e unir esforços. Foram então agendadas duas novas reuniões, desta vez exclusivas com os moradores de cada bairro: Centro e Santa Terezinha.

sábado, 14 de janeiro de 2012

 


Uma ação policial bem acabada
A prisão de Diego ‘Ratão’ e Daniel ‘Porpica’, ocorrido dia 29 de dezembro, em Passa Quatro (MG), poderia ser apenas mais um caso de furto simples, entre tantos outros em que os meliantes saem ilesos, não fosse o desempenho dos policiais que efetuaram a ocorrência, devidamente circunstanciada, cujos elementos foram determinantes para o êxito das prisões. Dito assim é preciso explicar que, com a aprovação da Lei 12.403, de 04/7/2011, ficou mais difícil manter o criminoso na cadeia. Daí, a importância da polícia estar bem preparada, atualizada em relação às leis vigentes de crimes contra a pessoa e o patrimônio, condições estas necessárias para o bom desempenho de suas atividades na defesa e proteção do cidadão, com observância os Direitos Humanos. Esta nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até quatro anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal. Agora, nos crimes de furto simples, porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicata falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente). Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando uma tonelada de produtos contrabandeados, do sujeito portando arma de fogo na praça freqüentada por seu filho, da indução do menor de 10 anos para cometer crimes, etc.
Antes de discorrer como se deu a prisão dos indivíduos, talvez seja interessante mencionar que Diego ‘Ratão’, ultimamente, foi o inimigo publico mais comentado (não disse procurado) por prática de delitos, como furtos em residências. O Comandante do 7º Pelotão da PM de Passa Quatro, Ten. Ronaldo Rodrigues, assim citou os fatos: “Após denúncia anônima feita por pessoa da comunidade do bairro Santa Terezinha, que ligou dizendo que o Diego ‘Ratão’ e Daniel ‘Porpica’ estavam vindo do bairro Mato Dentro sentido bairro Santa Terezinha com um saco cheio de mercadorias, possivelmente produto de furto, deslocamos rapidamente do bairro Pinheirinhos, onde fazíamos policiamento, em direção ao local mencionado e encontramos os denunciados. Realizamos a abordagem e constatamos que estavam com uma caixa contendo diversos produtos. Com isso, retornamos ao Bairro Mato Dentro e realizamos diligências no local, a fim de localizar possível vítima. Fomos informados do nome da vítima e verificamos que sua casa encontrava-se sem morador. Conseguimos contatar com a vítima em outro local, o qual confirmou que os produtos encontrados com os autores pertenciam ao próprio. Fomos então até a residência da vítima e lá constatamos que os autores, após quebrar um vidro da janela dos fundos, também quebraram um cadeado e pularam a janela subtraindo os materiais, relacionados neste REDS (Registro de Evento de Defesa Social). A polícia técnica foi chamada até o local e colheu marcas de impressões digitais, bem como outras provas. Foi então dada voz de prisão em flagrante de delito aos autores mencionados e entregues a Delegacia de Polícia Civil, acompanhando a vitima e materiais furtados. Foi ratificado o Flagrante pelo Delegado, Dr. Bruno de Souza Cunha, e após foram conduzidos para o presídio em São Lourenço.”.

Insegurança Pública (2)
Na seqüência, o comando da Policia Militar demonstrou estar atenta e preparada para uma das questões mais discutidas, - da segurança em residências. No dia 27/12, no mesmo local da reunião anterior - Associação Comercial, foi apresentado o projeto comunitário RVP – Rede de Vizinhos Protegidos pelo Cap. PM Paulo Márcio de Assis Jacinto, Sub - Comte. da 14ª Cia. PM Ind. de São Lourenço – MG. , acompanhado do Ten. PM Ronaldo Rodrigues, Comte. do 7º Pelotão PM de Passa Quatro, e equipe de policiais militares. Estiveram presentes representantes de bairros do município de São Lourenço, tendo como destaque o bairro Solar dos Lagos, onde foi implantado o RVP. Estes deram sugestões e testemunhos importantes, dizendo que para a eficácia do projeto é necessário e importante a integração, organização, interesse, engajamento, comprometimento e solidariedade entre os moradores. No final foi agendada uma nova reunião para o dia 17 de janeiro de 2012, quando será apresentado pela Policia Militar, com base em estatísticas, a região onde deverá ser implantado o projeto em Passa Quatro. A pergunta é: o projeto RVP – Rede de Vizinhos Protegidos deverá contemplar qual bairro?

Insegurança Pública (1). Foram inúmeras as reuniões realizadas nos últimos meses para discutir a Segurança Publica em Passa Quatro. Nesse período, foi palco a Câmara Municipal, o Sindicato Rural, a Maçonaria, a Associação Comercial e a Praça central. No dia 19 de dezembro aconteceu outra, novamente na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, desta vez por iniciativa do Deputado Estadual - Dalmo Ribeiro (PSDB), o mais votado no município nas eleições de 2010. O evento contou ainda com as presenças das seguintes autoridades: Prefeito Municipal - Acácio de Andrade; Chefe do 17º Depto. Policia Civil – João Euzébio Cruz; Delegado Regional de São Lourenço – MG. – Marco Aurélio; Sub - Comte. da 14ª Cia. PM Ind. de São Lourenço – Cap. PM Paulo Marcio Assis; Comte. do 7º Pelotão PM de Passa Quatro – Ten. Ronaldo Rodrigues; e do Comte. do 8º Pelotão PM de Itamonte - Ten. Nelson de Castro. Encontraram-se empresários, comerciantes, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, inclusive vítimas recentes de furtos, que tiveram a oportunidade de se manifestarem, refletindo a preocupação de todos. Durante as apresentações, um cidadão mais exaltado mencionou que policiais estariam recebendo ‘propina’ para ‘dar mole’ aos meliantes, causando mal-estar geral entre os presentes. A falta de Delegado e o reduzido efetivo de policiais civis e militares, também foi discutida. Outra grave questão é a de que as autoridades não estão levando a sério a importância do reforço do policiamento nas fronteiras entre os municípios. O fato é que Passa Quatro e Itamonte, municípios de Minas Gerais, fazem divisas com os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que servem de passagem para toda a região do Sul de Minas. Por fim, as autoridades cada qual em sua esfera de atuação – municipal e estadual, prometeram empenhar-se na solução destes problemas.